A participação social aparece como elemento legitimador da democracia como um todo e das diversas políticas públicas. São os mecanismos de participação que dão validade ao conjunto de normas e sentimento de justiça à sociedade. Os estudantes, no entanto, pouco conhecem oportunidades de participar nas políticas públicas de Educação e até nas decisões de gestão e orçamento da própria escola. Muitos duvidam desta possibilidade e acham que a escola é “dos adultos”, assim como, muitos adultos acharão que não podem participar das políticas públicas. Pensando nisso, a Quero na Escola lança uma nova forma de incentivar o protagonismo dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: o “Quero construir políticas públicas na escola”.
A ação tem parceria da Gestos e financiamento do União Europeia e será desenvolvida entre maio e setembro de 2024. Ao todo participarão seis escolas da Grande São Paulo. Educadores interessados podem se inscrever até 13 de maio por formulário específico.
Cada grupo, de cada escola, receberá duas oficinas e fará uma proposta de “‘política pública interna” (para sua comunidade escolar, incluindo apresentação ao Conselho de Escola) e, ao final, representantes dos seis grupos se reunirão para realizar uma proposta conjunta de política pública na sede da Quero na Escola. O documento deverá lançar uma nova campanha e vamos apoiar a entrega da demanda para tomadores de decisão.
O Quero construir política pública na escola terá como material de apoio o livro “21 histórias de estudantes que mudaram a escola” e a Agenda 2030, especialmente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 4, 5, 10 e 16.